Como vender online pode aumentar o faturamento do seu negócio, sem aumentar os custos?

Como vender online pode aumentar o faturamento do seu negócio, sem aumentar os custos?

Como o e-commerce iniciou?

A venda através da internet iniciou há bastante tempo, nos anos 90 para ser mais específico, mas teve sua popularização maior após 2010, e mais uma vez, após 2020 durante o período da pandemia do COVID-19.

O mercado do e-commerce (comércio eletrônico) possuía menos empresas no início, e muitas das transações ocorriam (e ainda ocorrem) entre usuários através de plataformas específicas como o eBay e Mercado Livre.

As empresas perceberam o potencial do e-commerce

Com o tempo, as empresas foram percebendo o grande potencial da internet para fazer negócios: principalmente a redução dos custos e aumento da abrangência geográfica de vendas.

Redução de custos

Ter uma página na web onde os seus clientes podem sozinhos vasculhar o catálogo de produtos, selecionar o que querem, realizar o pagamento, e receber o produto em casa é, obviamente, uma forma excelente de ter um faturamento que não depende diretamente de custos como estrutura (aluguel, energia elétrica) e pessoal para atendimento e vendas.

Você não necessita eliminar sua estrutura física e passar a vender apenas na internet. Essa seria uma estratégia que só é adequada para alguns tipos e situações de negócios, e não se aplica a todo tipo de empresa e produto.

O que é sugerido é que se aproveite o potencial da web para montar um canal de vendas além do seu espaço tradicional. Por ser totalmente virtual, essa é uma operação que pode ser considerada de baixo custo/investimento, e que permite obter vendas com uma margem por vezes até maior do que presencialmente.

Aumento da abrangência

Antes da popularização da internet, as lojas possuíam abrangência geográfica limitada, ou seja, seria muito difícil para aquele negócio realizar vendas em um local muito distante, pois as pessoas não saberiam da existência dele, e da mesma forma, haveria dificuldade para a loja chegar até os clientes, e atendê-los bem, sem contar com questões de logística, por exemplo.

Uma vez que o seu negócio possui um site e/ou uma loja virtual, visitantes de todo o mundo (literalmente) podem acessar o seu negócio e realizar alguma compra. Claro que dependendo do seu negócio, dos seus produtos e serviços, e das suas possibilidades logísticas, determinadas regiões muito distantes permanecem inviáveis de se fazer negócios.

De qualquer forma, a possibilidade de enviar produtos para regiões minimamente próximas, mas que em outras ocasiões não estariam acessíveis, representa um mercado em potencial, e um ganho de faturamento sem aumento de custos como por exemplo, abrir uma filial em outra cidade.

Bônus: Atender clientes que preferem self-service

Além de tudo isso, o uso de uma loja virtual/e-commerce permite que clientes que em geral preferem realizar suas compras sem atendimento possam selecionar seus produtos, pagar e definir como querem receber.

Isso representa um “agrado” a esses clientes que preferem usar a internet para comprar, e uma boa experiência de compra online possibilita que o cliente tenha a sua loja como uma referência para futuras compras e que indique ela para familiares e amigos.

Como iniciar uma loja virtual?

Atualmente existem diversas possibilidades de se ter uma loja virtual na web, desde plataformas específicas para isso, até o desenvolvimento de soluções personalizadas para cada negócio.

Não há uma regra que diga qual tipo é o melhor para cada caso, pois são vários fatores a se considerar.

Algumas plataformas cobram um percentual ou taxa proporcional às suas vendas, então você deve verificar se esse é o melhor modelo de cobrança para o seu caso. Outras plataformas podem cobrar uma mensalidade ou anuidade para utilizar.

Existe a possibilidade de ser desenvolvida uma solução específica para o seu negócio, que vale bastante a pena no caso da sua necessidade ser uma loja virtual simples, pois a complexidade do projeto faz o custo de desenvolvimento ser baixo.

E, da mesma forma, se você necessita uma loja com certa complexidade e feita sob medida, há uma grande chance de as plataformas existentes não atenderem às suas expectativas e necessidades.

Conclusão

Considerando o baixo investimento que é ter uma loja virtual e os benefícios que sua marca ou seu negócio podem ter, é altamente incentivado nos dias de hoje que todo negócio estude e implemente essa prática para aumentar o mercado potencial e seus ganhos potenciais.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros para melhoria da experiência do usuário. Utilizá-lo significa aceitar nossa Política de Privacidade.