Entenda o que é HTML na prática
Como uma página web é formada? Como o código se transforma em um site?
Se você não está dentro do meio da tecnologia da informação, desenvolvimento web e áreas relacionadas, pode parecer um tanto quanto um mistério como se dá o funcionamento de um website, ou de um navegador web.
Se você tem curiosidade a respeito, queremos explicar algumas coisas que podem ajudar a entender melhor.
Antes de explicarmos o que é o famoso código HTML e como ele funciona, queremos mostrar um exemplo prático para ficar mais fácil de entender o conceito.
Um exemplo básico de HTML
Para começar, abra um editor de texto qualquer, como o bloco de notas do computador, por exemplo.
Agora, você pode digitar ou copiar e colar o conteúdo abaixo no editor de texto:
<h1>
Olá mundo!
</h1>
<h2>
Bem-vindo ao meu site
</h2>
<input>
<button>
Clique aqui
</button>
Essas palavras envolvidas nos símbolos “maior que” e “menor que” (< >) são chamadas de tags HTML.
Depois, salve o arquivo em um lugar que você consiga encontrar facilmente com o nome “teste.html”.
Não se esqueça de verificar se você está salvando o arquivo com a extensão .html, ao invés de .txt, como por exemplo “teste.html.txt”. Isso pode ocorrer caso seu computador esteja configurado para não exibir as extensões dos arquivos.
Caso você tenha salvo o arquivo com a extensão .html de forma correta, você provavelmente vai ver que o ícone do arquivo é o mesmo ícone do navegador web padrão que você tem no computador.
Agora abra esse arquivo no navegador e veja o que acontece:
O que aconteceu
O navegador entendeu que esse era um arquivo do tipo HTML, e buscou renderizar (ou “montar”) uma visualização com base no que estava escrito no arquivo.
A famosa “Hyper-text mark-up language” – o HTML
O que nós chamamos de código HTML é nada mais do que uma “linguagem de marcação”, ou seja, é um conteúdo que possui indicações do que deve ser representado com cada elemento, que no HTML chamamos de “tags”.
O HTML surgiu no início da web, nos anos 90, com uma proposta do físico Tim Berners-Lee, e continua até hoje sendo o padrão básico de construção de páginas web (claro que sofreu uma série de melhorias e adaptações nos últimos 30 anos).
Como isso funciona
O software que realiza essa função de interpretar e renderizar a página é bastante grande e complexo (o navegador web ou web browser), envolvendo vários arquivos e conhecimentos que vão fugir do escopo desse artigo curto, mas, resumidamente:
Ele verifica cada tag HTML (trecho especial do código envolvido nos símbolos < >) e entende que onde encontrar uma tag do tipo por exemplo, ele deve mostrar um campo de formulário, ou onde encontrar uma tag do tipo , ele deve mostrar um botão, e assim por diante, com todas as tags.
Parece simples demais? De certa forma, o básico do funcionamento é esse mesmo. Porém, para que um site tenha um design realmente bonito, seja rápido no carregamento, seja responsivo aos diferentes formatos de tela, é necessária uma quantidade considerável de estudo aprofundado desse tópico e outros que estão relacionados.
Salve o site da AN Tecnologia nos seus favoritos, e nos acompanhe nas redes sociais para continuar aprendendo sobre websites e tecnologia da informação, e como isso tudo pode te ajudar a melhorar seu negócio.